30 junho, 2008

Noites na Esplanada: PIN UPS

"Como nos anos anteriores, durante o Verão retomamos uma velha tradição: a apresentação de filmes ao ar livre. A esplanada da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema volta a ser posta ao serviço dos cinéfilos, nas noites dos fins-de-semana de Julho e Setembro, às quintas, sextas e sábados, a partir das 22h30. Também como nos anos anteriores, escolhemos para estas sessões um Ciclo "ligeiro", de acordo com as roupagens da época: o tema é as "Pin Ups", o que não podia ser mais apropriado para o Verão. O termo "Pin Up" vulgarizou-se a partir da segunda guerra mundial, referindo-se ao hábito dos soldados afixarem nos cacifos fotos das suas vedetas favoritas, mais ou menos despidas (quanto mais, melhor!). É claro que a moda já era antiga, e continuou depois dela passar (quem não afixou na parede do quarto a foto da sua actriz, ou actor, favoritos?). Mas o termo só então se fixou e assim foi usado nas décadas seguintes, embora actualmente esteja em desuso. As "PIN UPS" convocadas para as nossas noites de Verão, são muitas e variadas. Abrimos com aquela que foi considerada como o "modelo" da "Pin Up": Betty Grable, a dona das pernas seguradas num milhão de dólares, a "top-money making star" durante dez anos (de 1942 a 1951) e a fotografia mais espalhada pelos teatros de guerra onde participaram as tropas americanas nos anos 40, e com o filme que a baptizou como tal: PIN-UP GIRL. Do mesmo tempo são Rita Hayworth, Hedy Lamarr, Lana Turner e Veronica Lake, que nos bolsos dos soldados, partilharam dos campos de batalha. Exemplos de "pin- ups" anteriores, teremos Jean Harlow, a "platinum blonde" de boas memórias, e das décadas seguintes visitam-nos a incomparável (no que a busto se refere) Jayne Mansfield e, entre outras Raquel Welch. Não falta, também, a contribuição britânica com Diana Dors num dos inéditos do Ciclo, LADY GODIVA RIDES AGAIN. "


Gostava de ver este:


WHAT'S NEW PUSSYCAT? Que Há de Novo, Gatinha?
de Clive Donner
com Peter Sellers, Peter O'Toole, Romy Schneider, Woody Allen, Capucine, Paula Prentiss, Ursula Andress
Estados Unidos, 1965 - 118 min / legendado electronicamente em português


A estreia de Woody Allen no cinema, como argumentista e actor. Este primeiro argumento apresenta já todas as obsessões que percorreram a sua obra futura: sexo, psicanálise e um diálogo que explora o nonsense. Um sedutor ligado à moda (Peter O'Toole) vai a um psiquiatra por causa dos seus problemas sentimentais. Mas este (Peter Sellers) é ainda pior no que se refere a obsessões sexuais.
Esplanada Sáb. [19] 22:30

13 junho, 2008

e-flux video rental

"Gulbenkian Foundation and Maumaus are pleased to present e-flux video rental in Lisbon. e-flux video rental (EVR) is a project by Anton Vidokle and Julieta Aranda, comprising a free video rental, a public screening room, and a film and video archive that is constantly growing. This collection of over 750 works of film and video art has been assembled in collaboration with more than 100 international artists, curators and critics."

Até 31 de Julho

retirado daqui

12 junho, 2008

photoespaña2008

Com exposições de, por exemplo, W. Eugene Smith.


"The exhibition includes over 200 images from the most emblematic series taken for Life magazine in the 1940’s and 1950’s and the projects Pittsburgh and Minamata. A full review of the series Country Doctor, Nurse Midwife, A man of Mercy and Spanish Village is made. W. Eugene Smith is one of the main figures in humanist photography and his career centred on his obsession with the truth, resulting in passionate, idealistic, sensitive and optimistic images. As a photojournalist, between 1946 and 1954, he made some fifty projects for Life magazine, known as Photographic Essays.
After having left the magazine, Smith carried out extensive independent projects such as Pittsburgh (1955–1957), for which he took more than 10,000 photos, and Minamata (1971–1975), about the chemical contamination of the population in that Japanese island. These two exhaustive projects are – together with the photo essays made for Life: Country Doctor, Nurse Midwife, A Man of Mercy and Spanish Village – the heart of the W. Eugene Smith. more real than reality exhibition, a comprehensive review in over two hundred photographs of the work of a creator of emotionally intense and photographically spectacular images.
W. Eugene Smith (U.S.A. 1918–1978) was self trained. At the age of nineteen, he began to collaborate with Newsweek and a year later with Life, Look, Harper’s Bazaar and The New York Times. He left Life in 1955 and joined Magnum Photos. Along with his photographic work, he was a professor at the New School for Social Research in New York. His photographs have been shown in the most important art institutions, including the MoMA in New York, the Centre Georges Pompidou in Paris, the Art Institute in Chicago and the Victoria and Albert Museum in London. "
"PHotoEspaña also comes to Portugal with two exhibitions: the Museo Berardo in Lisbon will host the Utopia collective, and as part of the Allgarve 2008 Programme, the Museo de Portimão will house the works of Ignasi Aballi Cuenca will also host four exhibitions by Francesc Català-Roca, Juan López, Esteban Pastorino and Marcellvs L. "
retirado daqui

09 junho, 2008

À venda numa livraria perto de si


Enquanto procurava na Fnac pelo livro que vos falei aqui encontrei este da Keri Smith. Isto ajudou-me a ultrapassar o facto do primeiro custar cerca de 80 euros. Mas prometi a mim mesma não comprar o segundo enquanto não utilizar o outro livro da Keri que tenho lá em casa.
Entretanto vou lendo o blog dela.

07 junho, 2008

no fundo da minha rua

Uma iniciativa da associação renovar a mouraria.
Começa hoje com o concerto dos Couple Coffee mas o grande trunfo é JP Simões na próxima segunda-feira dia 9.

06 junho, 2008

cocorosie

em Braga, Theatro Circo.

foi delicioso.

05 junho, 2008

Take Care of Yourself


"I received an email telling me it was over. I didn't know how to respond. It was as if it wasn't meant for me. It ended with the words: Take Care of Yourself. I took this recommendation literally. I asked a hundred and two women, chosen for their profession, to interpret the letter in their professional capacity. To analyzer it, provide a commentary on it, act it, dance it, sing it. Dissect it. Squeeze it dry. Understand for me. Answer for me. It was a way to take the time to break up. At my own pace. A way to take care of myself. " Sophie Calle

Há já uns tempos que o trabalho da Sophie Calle me desperta a atenção. Agora (depois de algumas coincidências) quero mesmo ter este livro.

Outro livro que deve ser interessante é este.