22 junho, 2009

Tardes de Cinema Romeno



As tardes de cinema romeno do ICR Lisboa continuam com a apresentação na próxima quarta-feira, dia 24 de Junho de 2009, às 19h30, na Biblioteca do ICRL dum dos mais recentes filmes romenos, premiados no IndieLisboa 2009: The happiest girl in the world de Radu Jude.

Mais informações aqui.

21 junho, 2009

quero ler...



este livro.

e tenho muita curiosidade para ver o filme.

20 junho, 2009

Que tal ir?



10ª Marcha do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) de Lisboa realiza-se no próximo Sábado (20/6) e o Arraial Pride será a 27/6

(via pimenta negra)

19 junho, 2009

Fallen Princesses



"These works place Fairy Tale characters in modern day scenarios. In all of the images the Princess is placed in an environment that articulates her conflict. The '...happily ever after' is replaced with a realistic outcome and addresses current issues."

mais aqui.

(via swissmiss)

17 junho, 2009

cheia de vontade de ir...

"A ZDB apresenta na próxima sexta-feira a nova banda de Norberto Lobo, os Tigrala, onde o guitarrista se faz acompanhar por Guilherme Canhão (guitarrista nos Lobster) e pelo percussionista mexicano Ian Carlo Mendoza. Na mesma noite há ainda um concerto de Gate, pseudónimo de Michael Morley, dos neo-zelandeses Dead C."

(via juramento sem bandeira)

myspace Norberto Lobo

16 junho, 2009

Museu de Arte Popular



Colóquio público sobre o MAP no próximo sábado, dia 20 de Junho
Catarina Portas, Joana Vasconcelos, Rosa Pomar e Raquel Henriques da Silva anunciam uma nova acção a favor do Museu de Arte Popular

O Museu essencial e incómodo: As razões de um protesto: fala quem sabe sobre o Museu de Arte Popular

20 de Junho a partir das 16h frente ao MAP

Após uma acção pública de protesto, bordando um lenço de namorados, no dia dos Museus; após a entrega de um pedido de reabertura do processo de classificação do edifício do MAP ao Ministro da Cultura (até ao momento sem resposta); após o lançamento de uma petição pública online em defesa do MAP (quase nas 4.000 assinaturas em 15 dias); após a criação de um blog que tem recolhido informação, documentos e depoimentos de vários especialistas e estudiosos sobre este tema; o grupo dinamizador da campanha cívica a favor da reabertura do Museu de Arte Popular decidiu organizar um colóquio público interdisciplinar sobre a história e a importância do MAP.

Acontecerá no próximo sábado dia 20 de Junho, a partir das 16h00, diante do Museu de Arte Popular e contará com as intervenções de oradores especialistas de história de arte, antropologia e crítica de arte.

Temas a abordar:

Do Pavilhão da Vida Popular ao Museu de Arte Popular - o edifício de 1940 e a sua adaptação a Museu pelo arq. Jorge Segurado (1942-47); as esculturas de 1940 e as de 43-47; as pinturas murais (decoração, ilustração, museografia), um património ignorado pela história da arte e por identificar; o edifício e a sua decoração - um projecto integrado; o MAP e as suas colecções à luz da antropologia actual.

Raquel Henriques da Silva
Professora de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Rui Afonso Santos
Historiador de Arte, Museu do Chiado

Vera Alves
Antropóloga, autora de «Camponeses estetas» no Estado Novo: Arte Popular e Nação na Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional.

João Leal
Professor de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Alexandre Pomar
Jornalista e crítico de arte

Diante de uma decisão ministerial que pretende instalar o Museu da Língua no Museu de Arte Popular, destruindo-o para sempre, uma medida baseada numa imensa ignorância sobre a sua importância e história, propomos uma sessão para ficar a conhecer melhor este Museu. Afinal, por que razão protestamos?

O Ministro da Cultura será convidado a estar presente.

Para mias infromações, consultar o blog

11 junho, 2009

cocorosie said

"I always knew I would spend a lot of time alone
No one would understand me
Maybe I should go and live amongst the animals
Spend all my time amongst the animals
And on the tracks I would go they lead to the sea
To be amongst the animals"

03 junho, 2009

Há Arraial na Mouraria



O "Há Arraial na Mouraria" começa nesta próxima sexta-feira com os Farra Fanfarra.

Fico à vossa espera para umas sardinhas regadas com vinho tinto, umas danças e muita música.

No sábado, para os fãs, há jogo da seleccção seguido do concerto de JP Simões.

Todas as actividades são gratuitas.

E ao contrário de outros arraiais este decorre nm ambiente tranquilo onde o espaço não é problema. Pelo menos assim foi o ano passado.

Para mais informações consultem o site da Associação Renovar a Mouraria, que é quem promove o evento, e o respectivo blog.