"De 11 de Janeiro a 25 de Fevereiro, na Tenda do
Chapitô, vais poder assistir a uma comédia negra, de arrepiante hediondez, representada pela Companhia Paulo Ribeiro e pela Companhia do Chapitô. Falamos de Medeia, numa versão em que vais ficar a conhecer mais sobre o conhecido mito Grego.
Assassinato, carnificina, crueldade, sofrimento, humilhação, engano, lascívia, fúria, desespero, vingança e tragédia são alguns dos ingredientes desta comédia negra, criada a partir do texto clássico de Eurípides.
Não é por acaso que da mitologia grega, Medeia - filha do rei Aetes - e os mitos que a envolvem tenham dado origem a múltiplas interpretações. E é a partir do mito que Eurípides transformou, em 431 a.C., que se inicia esta comédia encenada por John Mowat, que reveste a trama de humor sem perder a intimidade com o texto.
Nesta versão, Medeia estrangeira perseguida, esposa repudiada, provedora de vida e morte, é política e humanista, acredita na paz e na igualdade entre os homens e os deuses, num momento sedutora, noutro manipuladora, mãe protectora e ser de uma imensa crueldade, cujo fim transcende a própria tragédia.
As bailarinas Leonor Keil e Marta Cerqueira acolhem, ao lado dos actores Jorge Cruz e José Carlos Garcia, as personagens que permanentemente se constroem e desconstroem, que ora nascem ou desaparecem de uma acção consciente e planeada, ora se substituem a objectos ou a seres.
O resultado é uma experiência sensual, em que o riso irrompe dos desejos e fraquezas humanas e das suas motivações, que não podes perder!
Tenda do Chapitô, de 11 de Janeiro a 25 de Fevereiro, de 5.ªf a domingo, às 22hReservas: 218 855 550Bilhetes: 10 euros ou 7,5 Euros (com desconto)"