30 junho, 2008

Noites na Esplanada: PIN UPS

"Como nos anos anteriores, durante o Verão retomamos uma velha tradição: a apresentação de filmes ao ar livre. A esplanada da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema volta a ser posta ao serviço dos cinéfilos, nas noites dos fins-de-semana de Julho e Setembro, às quintas, sextas e sábados, a partir das 22h30. Também como nos anos anteriores, escolhemos para estas sessões um Ciclo "ligeiro", de acordo com as roupagens da época: o tema é as "Pin Ups", o que não podia ser mais apropriado para o Verão. O termo "Pin Up" vulgarizou-se a partir da segunda guerra mundial, referindo-se ao hábito dos soldados afixarem nos cacifos fotos das suas vedetas favoritas, mais ou menos despidas (quanto mais, melhor!). É claro que a moda já era antiga, e continuou depois dela passar (quem não afixou na parede do quarto a foto da sua actriz, ou actor, favoritos?). Mas o termo só então se fixou e assim foi usado nas décadas seguintes, embora actualmente esteja em desuso. As "PIN UPS" convocadas para as nossas noites de Verão, são muitas e variadas. Abrimos com aquela que foi considerada como o "modelo" da "Pin Up": Betty Grable, a dona das pernas seguradas num milhão de dólares, a "top-money making star" durante dez anos (de 1942 a 1951) e a fotografia mais espalhada pelos teatros de guerra onde participaram as tropas americanas nos anos 40, e com o filme que a baptizou como tal: PIN-UP GIRL. Do mesmo tempo são Rita Hayworth, Hedy Lamarr, Lana Turner e Veronica Lake, que nos bolsos dos soldados, partilharam dos campos de batalha. Exemplos de "pin- ups" anteriores, teremos Jean Harlow, a "platinum blonde" de boas memórias, e das décadas seguintes visitam-nos a incomparável (no que a busto se refere) Jayne Mansfield e, entre outras Raquel Welch. Não falta, também, a contribuição britânica com Diana Dors num dos inéditos do Ciclo, LADY GODIVA RIDES AGAIN. "


Gostava de ver este:


WHAT'S NEW PUSSYCAT? Que Há de Novo, Gatinha?
de Clive Donner
com Peter Sellers, Peter O'Toole, Romy Schneider, Woody Allen, Capucine, Paula Prentiss, Ursula Andress
Estados Unidos, 1965 - 118 min / legendado electronicamente em português


A estreia de Woody Allen no cinema, como argumentista e actor. Este primeiro argumento apresenta já todas as obsessões que percorreram a sua obra futura: sexo, psicanálise e um diálogo que explora o nonsense. Um sedutor ligado à moda (Peter O'Toole) vai a um psiquiatra por causa dos seus problemas sentimentais. Mas este (Peter Sellers) é ainda pior no que se refere a obsessões sexuais.
Esplanada Sáb. [19] 22:30

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