17 agosto, 2005

Ultimamente

...tenho passado muito tempo a sonhar acordada com a"minha casinha". Até já entro em lojas como a Habitat e compro coisas a pensar na "minha casinha" (comprei uns individuais e uns cestos lindos)!
Já há uns tempos que pensava em alugar/comprar uma casa até que um dia resolvi fazer contas. Pagando uma renda/prestação de 50 contos/mês (que não existe em nenhum lado), as depesas fixas que tenho e imaginando o que eu gastaria em água/luz/gás/comida ficava com qualquer coisa como 6 euros/dia para gastar nas coisas que mais gosto de fazer. Fiquei SUPER deprimida e afastei, muito rapidamente, a ideia da minha cabeça. Não estava preparada para deixar de jantar no Buenos Aires, ir ao teatro, ver espectáculos de dança, apanhar um taxi para ir para casa depois de uma noite divertida no Bairro ou em casa de amigos e, especialmente, de VIAJAR. Passado uns tempos a ideia voltou a surgir e pensei que a solução seria alugar/comprar uma casa e dividi-la com alguém. As despesas quase que passavam para metade e aí seria mais fácil. Mas rapidamente surgiram outros "problemas" :( Agora que ia sair de casa dos meus pais e que queria ter o MEU espaço não me estava a apetecer dividi-lo com ninguém. Mais porque não conhecia ninguém que o quisesse fazer e não queria dividi-lo com uma pessoa "qualquer". Podia ser uma experiência muito gira como podia correr mal e afinal de contas não iria estar "sozinha", fazer o que bem me apetecesse e era isso que eu procurava na "minha casinha". Não me interpretem mal: não me queixo de viver com os meus pais nem das vezes em que partilhei uma casa (muito pelo contrário) mas chega (ou chegou para mim, cedo ou tarde, é discutível) em que uma pessoa sente que precisa do seu espaço, de fazer as coisas à sua maneira. Assim, voltei a afastar a ideia.
Mas desta vez não consegui enterrá-la durante muito tempo. Agora estou decidida a procurar casa. Já me increvi na EPUL e tudo mas muito sinceramente não me apetece esperar até 2008 (na melhor das hipóteses) para sair de casa. E, apesar da minha mãe estar disponível a ajudar-me a comprar casa, como neste momento não há qualquer hipótese de pedir um empréstimo vou começar a procurar uma casa para alugar. E estou contente com a minha decisão!Se encontrar uma casa que passe recibo posso candidatar-me ao subsídio de arrendamento jovem. Estou preparada. Até para fazer sacrifícios se for necessário!
Depois vou precisar de organizar muitos chazinhos, muitas festas, muitos jantarzinhos, muitas sessões de cinema, muitas coisas com os amigos para não me sentir sozinha. VIVER sozinha mas não me sentir sozinha. VIVER rodeada de amigos e família.
Agora é só começar a comprar o DN todas as manhãs ;) Se souberem de alguém que tenha uma casa para alugar....

5 comentários:

Anónimo disse...

Anda viver comigo!!! :) ÓÓÓÓÓÓÓ AAAAAAAAANDA!!
Como eu te entendo!! E já agora, Laurinha, se queres um conselho de alguém que já passou pela mesma decisão: procura especificamente casas q tenham licença de habitabilidade e passem contrato. É a forma de obteres o subsidio. Tens todos os outros requisitos para o conseguires. SEmpre são menos 50 cts a pesar...
Beijo grande amiga e muito boa sorte nessa procura!

arte-i-factos disse...

ehehe não era má ideia ;) viver no porto era bom. vou seguir o teu conselho. mas é mesmo contrato ou recibos? tenho que ver no site.
Só espero encontrar uma casa tão bonita, confortável e bem localizada como a tua!E já agora que os senhorios sejam tão simpáticos comos os teus, e que os vizinhos sejam indianos e dêem cursos de cozinha!!! ;):)

MUITOS beijos

Anónimo disse...

Porque é que vocês (Laurinha e Rita) não aparecem no messenger?!?!?
isto de falar via blog não tem o devido retorno...
Compreendo-te muito bem, minha amiga! É tão bom termos um cantinho nosso... E se puderes ter ao teu lado a tua cara-metade... tanto melhor! Só não te armes em rapariga do campo (como eu...) que dá uma trabalheira dos diabos... Mas sabe bem! A ver se esta semana consigo finalmente plantar a relva que nos vai proporcionar umas belas e frescas sestas (e impedir o crescimento incontrolável de ervas daninhas...)! isto depois de arranjar o galinheiro para as galinhas não voltarem a fugir... eheheh!

Sempre se apanha um arzinho na cabeça!

beijinhos

Anónimo disse...

bela ideia...

Floppy disse...

Não vão acreditar... escrevi um post ENORME e desapareceu :(

Emfim, resumidamente:

Finalmente já consigo ver os teus posts novos!!!

Olá às 3 meninas :)

A Laura vi ontem, a Rita vi no Andanças (foi brutal, não foi?) e a Carla... não vejo desde a última vez, Dezembro, salvo erro...

Também queria dar toda a força à tua tomada de decisão de teres-o-teu-próprio-cantinho :) é um mundança de vida mas acho que vai adorar e andas mesmo a desejar!!!

Quanto ao dinheiro, não te preocupes... vais passar a dar importância a outras coisas e relativizar outras! E tornar-te na maior (ainda mais?) croma nos enventos culturais grátis em Lisboa eheheheheheeh

E não te esqueças que vai ter uma fonte extra, a "arte-i-factos" que está a começar de uma forma tão fulgurante, ainda te vai tornar milionária :) No que depender da manager, estás quase lá...

Bem, mtos beijinhos às 3 com saudadinhas!