31 janeiro, 2006

self portrait tuesday

which birthday?
I can't really remember which birthaday this was but by the look's of it I was having fun. And so were my friends! I know that the quality of the picture is really bad but since this pictures were "lost" for years (they were slide) i thought of giving it a try. I can also tell you that this was before my 18th birthday, before going to college, before going to live in Montenegro (Faro) for six years. These picture was taken in Praça José Fontana, just in front of my high school "Liceu Camões". Back then we were a BIG family. We used to spend most of our spare time there, all together. Today, most of us are scaterred around Lisbon (or even other town's or countries) and the "all getting together" is harder, allmost impossible. Some of us have children already, other have left us. Some say these were the best days of their life, others say they were a waste of time. I think I had some of my best days with this group of friends, others, yes, they were a waste of time (but ei, we where teenagers, doesn't it make part of it all?). However things turn I can never forget these years. They are a part of me. My personal history would be incomplete without them.
Made friends for life. Learned a lot about life.

30 janeiro, 2006

neve

"Está a nevar! Vai à janela!"

Ainda meio ensonada levanta-se e aproxima-se da janela. Era verdade, estava a nevar em Lisboa. Apesar de a ter feito sorrir, aquele momento trouxe-lhe sentimentos de solidão. Afinal de contas não tinha ninguém para partilhar o momento. Estava sozinha em casa e o facto de não ter dinheiro no telefone também a fazia estar "longe" do mundo. Ficou a pensar naquilo. Porque será que não foi capaz de aproveitar, saborear o momento sozinha?!
já não me recordo donde retirei esta ilustração...sorry!

27 janeiro, 2006

Concertos


Não...não vai ser no Clube Mercado. Foi ontem na Fnac do Chiado e vai ser segunda-feira às 21h30 na Fnac de Almada.
Aproveitem agora enquanto a entrada é gratuita e aproveitem para comprar a segunda edição do albúm deles, desta vez em edição não-autor.

ps - já que se encontram na Fnac a ver e ouvir Bandex aproveitem para comprar a colecção de cd's de Jazz+ BD a 5 euros cada! Eu comprei o do Frank Sinatra! Muito bom!

25 janeiro, 2006

Sexy...

Haverá algo mais sexy do que um bom jantar, acompanhado de um bom vinho tinto, já meio quente, e de uma excelente companhia, numa casa acolhedora com uma luz amarela, fraca, a ouvir Nina Simone num velho gira-discos?

Só mesmo voltar atrás no tempo, sentar-me num velho club de jazz de segunda, escuro, daqueles cheios de fumo, com homens a falarem ao ouvido das mulheres, os seus corpos muito perto, quase que se tocam, e de repente... aparece ela e começa a cantar "the amazing Nina Simone". Enquanto isto, eu encontro-me sentada a um canto, a beber um belo vinho, depois de um dia estafante, na companhia de alguém especial.

...até já estou com vontade de acender um cigarro ;)

Ps - não se esqueçam de passar pela Fnac, com tempo, e experimentar os novos pontos de escuta. Basta passar o código de barras e já está: um minuto de cada música do cd à escolha (dos vários que ouvi só um não estava "informatizado"). Agora imaginem, estava à procura de uma música que só sei umas palavras, não me lembrava se era Nina ou Billie...quantas horas fiquei eu na Fnac? ...muitas. E não encontrei a música...mas encontrei uma caixa de cds (quatro!) da Billie por 10,95 euros! E qual é o meu espanto quando estou a ouvir os cds, a passar os olhos pelos nomes das músicas e...parece-me isto! Ponha a música e...é esta, é esta!! Resumindo, fiquei horas a divagar na Fnac sobre estes jantares e, horas a divagar em casa sobre o resto....bonito, eihm?

24 janeiro, 2006

self portrait tuesday - "insights from a hangover"



O desafio para Fevereiro revela-se difícil: "all of me" embrace your mistakes, love the ugly bits. Pode parecer estúpido mas a verdade é que estes desafios, para mim, têm-se revelado um bocado como uma terapia. Uma vez que tento explorar um pouco o tema, e até tenho "dado tempo" ao assunto, fico a pensar imenso nas coisas. Na família, nos amigos, na identidade, etc (só começei à pouco tempo a participar). E agora isto..."love the ugly bits"...vai ser dificil porque na tentativa de os esquecer, esconder muitas vezes não sabemos bem quais são estes nossos "ugly bits". Mistakes há muitos, várias vezes ao dia se for preciso agora love the ugly bits.... Esta pintura, da Brígida, parece-me perfeita para descrever o tema. Os corações. Aquele abraço. A ligação (mental? intelectual?). O ideal será conseguir tudo isto connosco próprios e com os outros. Amigos, família, namorado. Fica aqui o meu desejo, não de 2006, mas para a vida. "Embrace your mistakes, love the ugly bits". O tema para Fevereiro foi inspirado neste post. Quantas vezes não acordei com o mesmo sentimento de culpa....acho que vale a pena explorar o resto do blog e site associado.

Ps - quero o livro da keri smith!

self portrait tuesday

Uma amiga para todas as ocasiões

Tarefa difícil. Tentar descrever uma amiga. Tarefa muito difícil porque é uma amiga muito especial. Porque é uma mulher muito especial. Porque está presente nos teus momentos decisivos, difíceis, dolorosos mas também nos momentos que te dão mais prazer e felicidade. Tarefa dificil porque começas a escrever para logo apagares tudo e começar um novo texto. Parece que por mais que se escreva, por mais diversas abordagens que tenhas, tudo fica incompleto. Não consigo escrever por palavras o que representa para mim esta amiga. Também não sei se consigo representá-lo de outra maneira. O que escrevo não é suficiente, teria muito mais coisas para vos dizer de maneira a fazer-lhe justiça. Se calhar, o melhor é ficar pela transcrição da “descrição” da nossa outra amiga I. "Ela é uma criatura maravilhosa!”.
Obrigada linda por me teres pegado na mão e me levares contigo para fechar os olhos na praia tantas vezes.

Ps- Foi ela que me pegou na mão e me levou ao Andanças (!), foi ela que me colocou o pequeno bichinho que às vezes desperta em mim de cozinhar, de conhecer mais sobre a cozinha vegetariana, foi ela que me apresentou ao L., uma criatura igualmente maravilhosa, e muito mais. Mas não tenho fotografias de tudo para vos mostrar.... Pode ser que um dia tenham a felicidade de conhecê-la.

23 janeiro, 2006

Today I'm a angry woman


Porque não me pagam, porque a maioria das pessoas (e já só estou a pensar nos bolseiros) aparentemente não está preocupada com a situação, pela falta de respeito que os nossos superiores têm para comnosco, porque é o terceiro ano consecutivo que isto acontece nesta instituição, porque prevê-se que o mesmo volte a acontecer nos próximos anos se ninguém fizer nada em contrário, porque ninguém vai pagar as minhas contas, porque, porque...
imagem retirada daqui

19 janeiro, 2006

"O Poder da Arte"


Ontem ao sair do Técnico, depois da conferência de imprensa organizada pela ABIC, deparei-me com o cartaz (cuja imagem não consigo encontrar na internet) da exposição da Serralves, designada de "Poder da Arte", patente na Assembleia da República até 16 de Abril. Mais do que a minha vontade enorme de ver esta exposição (a Serralves veio a Lisboa! que falta que ela me faz...) o que ficou a ressoar na minha cabeça foi aquela frase....o poder da Arte....
Talvez por isso mesmo escrevi o post anterior. Porque me fez pensar, e porque fiquei com uma grande vontade de pensar em, de ter tempo para pensar neste tal poder da arte. E na minha vontade de utilizar esse poder da arte com as crianças. Até podia ser com qualquer pessoa (se calhar até o devia fazer comigo própria antes de partir para os outros), mas para mim as crianças são a "chave" para o futuro e, como tal, aquelas em que se deve "gastar" mais tempo.
Acho que ia adorar ter uma experiência com esta abordagem.
Alguém tem uma sugestão? Eu vou ficar a pensar nisso....quando tiver (mais) ideias partilho com vocês (e pergunto-me eu: quem são vocês?)
Mas sem me querer afastar muito da verdadeira razão deste post: A verdade é que não me consegui concentrar nos estudos. A situação piorou quando a R. me apresentou ao seu amigo M. O M. chegou à cerca de uma semana da China. Esteve lá seis meses, a aprender algo (mais) sobre a Medicina Tradicional Chinesa. O M. pareceu-nos ainda meio desorientado (este choque de culturas é difícil) e, mais uma vez, fez-me deambular por vários pensamentos, uma jorrada de pensamentos que não teimam em parar. Uma delas é a falta de coragem (será coragem a palavra certa?) para partir aí pelo mundo por conta própria. Resumindo, ontem não estudei nada! Mas, e parece que está tudo contra a minha necessidade de estudar, o pior de tudo aconteceu hoje. Acabei de ler um mail que a C. me enviou: " O Dr. Costa Monteiro acabou agora de nos convocar para nos informar que não vão poder proceder ao pagamento das bolsas na data prevista este mês (dia 23) e que infelizmente não nos pode dizer quando isso irá acontecer." Conseguem imaginar para onde voam os meus pensamentos agora?

18 janeiro, 2006

Aiiii.....


....às vezes os meus pensamentos começam a voar, a voar, a voar, .... que conseguir concentração para estudar é MUITO difícil.

.... e se eu desistisse disto tudo e seguisse outra coisa?

.... e a que é que me dedicava?

.... e será que resultaria?

.... e será mesmo isto que eu quero?

.... e como encontrar a resposta? Parar e pensar? Arriscar logo e depois talvez voltar a "trás"?

.... e sozinha eu conseguiria ter bons resultados?

.... e se eu procurasse um sócio/a encontraria-a?

.... e será que isto não deve passar de um hobbie?

.... e, e, e.....

.... e esta pintura é da Amy Ruppel! E um dia vou ter uma pintura destas na minha casinha!

Pai Natal onde estás tu????????????? Consegues ouvir-me daqui?

17 janeiro, 2006

self portrait tuesday


Family background
(only up to my grandparents as it proved difficult to find pictures of everybody).
To see my notes go here.
Photo credits: Raquel Wise
Have a look at other photos by her here, here, here, here, here, here, and here.

16 janeiro, 2006

Aproxima-se



A primeira "Feira do Príncipe Real" do ano 2006 :)

A arte-i-factos está a trabalhar para levar a nossa primeira novidade do ano.

Apareçam e descubram qual é!

Recomendo


... o filme "Caché" ("Nada a esconder") de Michael Haneke que estreou quinta-feira passada.

11 janeiro, 2006

10 janeiro, 2006

self portrait tuesday

Back in Crato
I just love this photo.
Looking at it you can "spot" that:
1. We are in Viggers Alentejo "quinta" nearby Crato.
David and Claire bought this "quinta" back in the late 70's (when the houses in Portugal were cheap) and since then have been working on it. From an old stone craking house with no water or electricity (notice the wires hanging about) they made a beautiful farm, with a swimming pool an everything, where I love and allways loved to go. Since then they also built a Family, giving birth to wonderfull Benjamin and Beatrix.
2. My father used to have a lot of hair (ihihihi).
Notice also how he is sweating. Most probably this photo was taken in the summer (in Alentejo, temperatures can rise to 40º C)and my father was still (and still is after more than 30 years) getting used to Portugal's hot summers.
3. My mother has one of those 80's hairstyle and some huge glasses (i' m sure back then they were stylish).
Looking back at my mother's photos it is impressive the way she changes her looks. From blonde, to dark, or even red short/long hair, small or huge glasses, thin/fat body. Just like a camelean. Or even better...
4. Me (the smallest one) and my sister have the same hairstyle and the same "nightdress".
From what I can remember and see in our old photos this is something rare. Usually I had shorter hair than this and my sister had one of those "round" hairstyles. We also had (and have) very different styles. I allways prefered to use skirts and dresses. She only used trousers!
5. I'm only wearing one shoe (!). My mother is wearing some yellow fabric shoes with rope heels (fashion back then, i'm sure). David is also wearing fabric shoes.
By the dust in my shoe i guess i had a lot of fun in the afternoon. In fact, me and my sister allways enjoyed to go to Crato. And still do! What's with this fabric shoes??!! They're typical portuguese shoes, I guess from alentejo. They still make them and because of that David allways has a pair of them in Crato (and probably in London too). As far as i know my mother stoped buying them (but not shoes).

04 janeiro, 2006

Programa para hoje...

Quarta, 4 Jan 2006, 19:00 - Grande Auditório da Gulbenkian

SASHA ROZHDESTVENSKY (violino) e MIKHAIL RUDY (piano) tocam:

Sergei Prokofiev
Visions fugitives (selecção) Nos 1, 2, 4, 6 , 7, 8, 10, 11, 17, 13
Prelúdio em Dó Maior, op.12 nº 7
Sonata para Violino e Piano Nº 2, em Ré Maior, op.94bis

Eugène Ysaÿe
Sonata para Violino Solo Nº 3, Ballade

César Franck
Sonata para Violino e Piano

seguido de uma "welcoming house party".

ilustração retirada daqui

03 janeiro, 2006

self portrait tuesday

Me and Peaches.
Peaches and Me.

02 janeiro, 2006

Passagem de Ano

Este ano a minha passagem de ano foi em Póvoa de Rio de Moinhos (Castelo Branco), em casa da família da C.
Foi uma noite tranquila mas muito divertida, tal como eu queria. Rodeada por velhos amigos, muita comida, bebida e uma super-lareira.
Não é a primeira vez que passo o ano novo aqui. É sempre bom voltar pois a casinha é muito gira, acolhedor, com um belo jardim e uma paisagem fantástica.
O momento alto para mim foi, para além dos dj's set da "malta", o churrasco ontem ao pôr-do-sol com uma música excelente que vinha do interior da casa. Pena a minha boleia estar com pressa para regressar a Lisboa...